Santos Oliveira e Libório Silva cumprimentam o Prof. Moniz Pereira
Em ano de jogos olímpicos, o CCDR juntou na Casa das Artes, a discorrer sobre a excelência do treino, atletas e treinadores que estão a caminho de Pequim. Com oportunidade e emoção homenageou o Professor Moniz Pereira, símbolo máximo do atletismo nacional.
O pequeno auditório da Casa das Artes foi pequeno para receber as
inúmeras pessoas que responderam ao repto lançado pelo CCDR (Clube de
Cultura e Desporto de Ribeirão) e participaram no Colóquio “A Caminho
de Pequim”.
Foi no passado dia 5 de Abril que decorreu, em terras famalicenses, um
dos grandes momentos de atletismo em Portugal. Depois dos grandes
feitos que a equipa de Atletismo do CCDR tem alcançado, este colóquio
foi a “cereja em cima do bolo”.
Video
Os prelectores
Prof. João Campos
Prof. Abreu Matos
Prof. João Ganço
Prof. Paulo Colaço
Prof. José Barros
Formação, sabedoria e emoção marcou o encontro que juntou no mesmo espaço, ao longo de todo o dia, alguns dos melhores técnicos de atletismo do nosso país, atletas de prestigio nacional e internacional, personalidades e várias entidades ligadas ao atletismo, a Famalicão e a Ribeirão.
Foram os casos de Fernanda Ribeiro e Rui Silva, entre muitos outros.
Um momento musical protagonizado pela atleta Sara Negrões abriu o colóquio. Os trabalhos propriamente ditos tiveram inicio com a intervenção do presidente do CCDR, Santos Oliveira, que assume o atletismo como a “aposta estratégica” do clube ribeirense.
A mesa que presidiu à abertura do colóquio
Depois de lembrar aos presentes a presença da equipa na 1ª Divisão Nacional na Pista Coberta, Santos Oliveira realça o principal objectivo do colóquio – a formação. “Ao contribuirmos para a formação, queremos também alertar para a importância que o atletismo deve ter no nosso meio (...) devemos ter consciência da importância deste desporto, mas também do numero de jovens que o praticam”, não deixando Santos Oliveira de falar “nas melhores condições possíveis que este desporto deverá ter para a sua prática”.
Uma necessidade alertada também pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota. Antes começou por enaltecer a equipa do CCDR, nomeadamente o facto de “ser um clube exemplar que tem servido de referência em termos de organização, definição de objectivos e funcionamento”, acrescentando, “é um modelo no nosso país”. Fernando Mota definiu a realização deste colóquio como um desafio colocado pelo CCDR ao Atletismo Nacional.
Outro desafio foi também colocado, mas pelo próprio presidente da Federação, ao vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, presente no local. O desafio para que sejam criadas condições no concelho para a prática de atletismo, como sublinhou Fernando Mota, “apoiem os anseios e necessidades destes atletas (...) apostem na melhorias das condições de treino”.
O presidente da Federação, tal como Santos Oliveira, não se referiam a outra coisa, senão à necessidade de uma pista de atletismo há tanto tempo ansiada. Uma questão que Durval Tiago, vice-presidente da autarquia, não pode ignorar na sua intervenção.
O edil começou por reconhecer a existência em Famalicão de “centenas de atletas com destaque no panorama português”, revelando mesmo que o Atletismo é uma das modalidades no concelho com mais praticantes. Só depois de enaltecer a figura do Professor Moniz Pereira, é que o vice-presidente da Câmara Municipal respondeu ao desafio colocado, e de certa forma a todos os atletas presentes, que na verdade são os verdadeiros interessados na pista. “A Câmara tem em projecto uma cidade desportiva, e nela não podemos esquecer o atletismo”, resumiu.
Homenagem a Moniz Pereira
Um dos momentos da homenagem a Moniz Pereira
Um dos momentos altos do colóquio foi, seguramente, a homenagem ao professor Moniz Pereira. O auditório lotou com todos aqueles que se deslocaram à Casa das Artes especialmente para homenagear uma das grandes figuras de sempre do atletismo.
Homenageado oferece músicas suas à Prof. Alexandra
A treinadora do CCDR, Alexandra Sarmento, lembrou aos presentes o percurso do professor Moniz Pereira e a sua dedicação, ao longo de toda a vida, ao Desporto e ao Atletismo em particular. De entre os vários e valiosos números da sua carreira, destaca-se a presença em 12 Jogos Olímpicos e em 69 edições dos Campeonatos de Portugal. Treinou inúmeros atletas de reconhecido valor, tendo conduzido Carlos Lopes ao título olímpico em Los Angeles em 1984. É responsável pela equipa de Atletismo do Sporting masculina e feminina que é das melhores da Europa e Vice-presidente do mesmo Clube. Nos dias de hoje, “é ainda um exemplo para todos, pelo empenho e dedicação que dispensa à sua modalidade de eleição”, remata Alexandra Sarmento.
Seguiu-se a oferta de várias lembranças ao homenageado, por parte do CCDR, na pessoa de Santos Oliveira e do Presidente da Assembleia Geral Libório Ribeiro da Silva, e por parte da Câmara Municipal, na pessoa do vereador Jorge Paulo Oliveira.
O grande presente foi a exibição de um pequeno filme com excertos do percurso do professor Moniz Pereira. Foi um momento verdadeiramente emotivo para o homenageado. Sara Negrões voltou a surpreender os presentes, mas desta vez com um fado ao qual o professor Moniz Pereira se juntou.
Emoção escondida, o homenageado conseguiu surpreender todos com as suas palavras, mas sobretudo com o seu bom humor. Na sua intervenção confessou que gostava de, nos dias de hoje, continuar a ser treinador de atletismo, mas “a minha condição física já não é a mesma. Sou muito antigo, mas não sou velho. Velhos são os que têm a vida cheia de anos e eu tenho os anos cheios de vida”.
Dirigindo-se em particular aos jovens atletas presentes, o professor revelou que só há uma fórmula de se alcançar o êxito no atletismo: “trabalhar todos os dias”. Falando no protagonismo excessivo dado ao futebol no nosso país, Moniz Pereira defende que o “atletismo merecia mais das nossas instâncias governamentais”.
Algumas das individualidades presentes
Mário Silva
Fernanda Ribeiro
Luís Sá
José Regalo
Rui Silva
Rui Pedro Silva
O colóquio prosseguiu ao longo do dia com debates orientados por treinadores de grande qualidade e responsáveis pelos êxitos mais recentes do nosso Atletismo. João Ganço, treinador do atleta Nelson Évora, e Abreu Matos, treinador da atleta Naide Gomes, debruçaram-se sobre o treino dos seus atletas. Para além da forma como se iniciaram no atletismo, até ao processo de treino porque passaram até se sagrarem campeões mundiais. Já o treinador Paulo Colaço dissertou sobre a importância do treinador na prevenção e recuperação de lesões. Finalmente, João Campos, treinador dos atletas Fernanda Ribeiro e Rui Silva, referiu-se à preparação olímpica dos atletas.
O colóquio “A Caminho de Pequim” foi uma organização do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Federação Portuguesa de Atletismo.